O hábito de faltar em consultas médicas é muito comum entre os brasileiros, principalmente quando o paciente tem a oportunidade de um reagendamento para uma data próxima. Entretanto, isso pode trazer muitos prejuízos para o profissional que irá prestar atendimento em consultório, clínica ou hospital.

Além de um tempo que foi perdido, há também o desperdício de recursos. Devemos considerar, ainda, que naquele horário vago outro paciente poderia ter sido atendido. Ou seja, há perda de tempo e de dinheiro.

Os motivos para a ausência nas consultas são dos mais variados: trânsito, problemas familiares, novos compromissos, dificuldades na saída do trabalho e até mesmo indisposição. Mas existem algumas alternativas que podem ser adotadas para diminuir a taxa de ausência nas consultas. Vamos a elas:

Compromisso com o paciente

Poucas coisas incomodam tanto o paciente como atrasos na consulta ou ausência do médico. Ele certamente não terá preocupação em ser responsável e não faltar no dia agendado, se situações como essas forem comuns no seu atendimento. Portanto, é preciso evitá-las.

Qualidade no serviço

Do mesmo modo, o atendimento recebido durante a consulta, desde o contato com a recepcionista até o momento com o médico, precisa provocar satisfação no paciente, para que quando houver nova consulta marcada ele se sinta motivado a comparecer.

Chegada antecipada

Muitos locais sugerem que o paciente chegue com alguns minutos de antecedência, isso faz com que ele provavelmente saia para a consulta mais cedo. Desta maneira, se houver alguma intercorrência no caminho, ainda terá tempo para chegar exatamente no horário agendado.

Lembrete de agendamento

Algumas vezes as pessoas se ausentam na consulta simplesmente porque se esqueceram do agendamento. Por esse motivo é muito importante manter um serviço de lembrete e confirmação das consultas com pelo menos um dia de antecedência.

Com o sistema de confirmação antecipada, o paciente que havia se esquecido do agendamento, terá tempo para se programar e no caso do não comparecimento, o consultório já estará ciente, o que irá evitar grandes prejuízos.

Orientação do paciente

No momento do agendamento é importante que o atendente oriente o paciente a avisar com antecedência quanto ao não comparecimento.

O profissional que fizer o atendimento, seja por telefone, chat ou WhatsApp, precisa sutilmente demonstrar a importância do comparecimento no dia e horário agendados. Ele pode, por exemplo, comunicar sobre a agenda do médico quando não tiver tantas datas próximas disponíveis, caso a consulta tenha que ser reagendada.

Para que estratégias como essas sejam aplicadas com eficiência, é necessário que haja o trabalho de uma equipe de atendimento especializada e bem treinada a respeito do trato com o paciente.

Política mediante ausências

Estabelecer políticas quanto ao não comparecimento sem prévio aviso, como por exemplo, a cobrança de uma pequena taxa, é uma alternativa eficaz, porque faz com que o paciente evite as ausências para não ser “punido”. Nesse caso, a medida adotada precisa ser bem clara e o paciente deverá ter prévio conhecimento dela.

Para uma maior eficiência no contato prévio com os seus pacientes, conte com os serviços de uma equipe de Call Center especializada em agendamento de consultas.

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