Atualmente, as empresas precisam conhecer o perfil de clientes de diferentes gerações para se comunicar de maneira eficiente com eles. Diante disso, é imprescindível que sua organização saiba respeitar as diferenças que existem entre essas pessoas, atraindo públicos distintos.

Como realizar o atendimento a clientes da geração baby boomers?

A geração chamada de baby boomers é composta por pessoas que nasceram entre meados das décadas de 1940 e 1960. Esse período abrange os primeiros anos após a Segunda Guerra Mundial. Assim, tem esse nome devido à alta taxa de natalidade nessa época nos Estados Unidos. Logo, os que pertencem a essa geração são aqueles mais experientes, que estão atentos a produtos que possuem mais estabilidade.

Os babys boomers apresentam pessoas que já entraram ou estão iniciando a fase da terceira idade. Além disso, eles estão ligados aos hábitos tradicionais e práticas de consumo que necessitam de um ótimo atendimento. Este item é um dos fatores determinantes no momento de o consumidor decidir qual serviço ou produto irá escolher.

Eles são clientes conservadores que têm o interesse despertado através de meios antigos de oferecer as atividades de alguma marca. Entre eles, a televisão e o rádio, assim como lojas físicas se destacam nesse processo de vendas.

Quais são as características da geração X?

Logo após, temos a geração X, que é formada por indivíduos que vieram entre as décadas de 1960 e 1980. Essas pessoas possuem algumas diferenças que marcaram de maneira oposta à geração anterior. Isso significa que houve a redução na valorização da família e de tradições preservadas. Por outro lado, o atendimento a clientes dessa geração precisa estar focado na qualidade e orientação sobre dúvidas.

Assim, é de grande importância a comunicação entre a sua companhia e os clientes, solucionando questionamentos. Dessa forma, as informações prestadas devem ser claras em relação às indagações que possam surgir. Da mesma forma, não é tolerável discriminações no atendimento às pessoas que são do sexo oposto, por exemplo.

A relação da internet com a geração Y

Também há a geração Y, denominada de millennials. Ela envolve os que cresceram entre as décadas de 1980 e meados de 1990. Por sua vez, esses consumidores nasceram em um ambiente globalizado e durante o avanço de ações tecnológicas.

Uma delas é a internet, principal responsável pelas mudanças que influenciaram alterações, inclusive, no atendimento aos clientes. Isso acontece, pois é possível se comunicar através do e-mail, blogs, chamadas de vídeo ou de voz, por exemplo. Perante isso, começou a aperfeiçoar a interação com os serviços de sua empresa ao aplicar os recursos virtuais em seu cotidiano.

A geração Z e o dever de respeitar as diferenças

Já no caso da geração Z, temos os jovens que nasceram a partir da segunda metade da década de 1990. Esse público é caracterizado por pessoas que possuem múltiplas identidades e estão conectadas ao extremo com o mundo virtual.

Além disso, a exposição em excesso pode causar alterações em seu perfil como cliente e indivíduo em sociedade. Logo, esses problemas provocam uma crise de relacionamento entre as pessoas, pois muitos não sabem respeitar as diferenças que existem entre si e os outros. Dessa maneira, surgem pessoas intolerantes e cada vez mais individualistas.

Portanto, para saber se comunicar com clientes de gerações diferentes, é preciso respeitar as suas características pessoais. Com isso, esteja presente no ambiente online e meios de interação com o público. Porém, mantenha métodos tradicionais de relacionamento, como materiais impressos e o uso de lojas físicas, entre outros. Assim, o atendimento ao consumidor deve se adequar ao seu perfil e suas preferências.

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